Ferramentas Virtuais de Interação e Comunicação
Atenção: dependendo da velocidade de conexão (não use internet discada), o vídeo pode demorar maior ou menor tempo para rodar. É normal que ele vá parando até que complete todo o processo. Depois disso, você poderá assistir sem interrupções. Deixe a página minimizada e aproveite para fazer a leitura dos textos enquanto o vídeo é processado. Depois, é só assistir e comentar logo abaixo. Aproveite para visitar e comentar também os blogs indicados.
Comente aqui no blog:
Esses instrumentos comunicativos podem ser utilizados na escola? Em que situações de aprendizagem? Se você já utilizou algumas destas ferramentas com os alunos, compartilhe sua experiência! Se ainda não, como você planeja usar ?
41 comentários:
Com certeza, devemos saber em que situação usá-los, mas na aprendizagem por ser algo novo, diferente a ser usado o interesse será maior por parte da maioria. podemos criar situações para os alunos se contatar entre si através do blog, podemos ajudá-los a criar seus blogs e lançar a idéia da comunicação entre si.
Abraço, Bernadete Hames Soethe
Quando trabalhamos com a internet, antes de mais nada é importante que se quebre os paradigmas e que realmente "coloque a mão na massa" a fim de utilizar esta ferramente para a construção do conhecimento.
Profª Andréia
Com certeza, podemos usar esse recurso em sala de aula, para interagir opiniões, recursos audio visuais,troca de idéias e enfim qualquer modo de comunicação.
Enfim qualquer forma de interagir que acrescente o conhecimento é válida e viável.
Profª Adriane
Olá Adriane,
Qual é a sua disciplina e série? Qual destes recursos você já utilizou em sala de aula ou pensa em utilizar? Você tem alguma sugestão prática para compartilhar?
Realmente concordo que este recurso pode estar sendo utilizado na escola, em sala de aula, etc. Através do mesmo podemos realizar troca de idéias, debates, discussões, pesquisas. O aluno pode estar interagindo com o professor e com outros colegas. Podem estar conectados com diversas pessoas ao mesmo tempo sem se locomover de um lugar para outro. Um Abraço, Profª Patricia
Ana Cristina
De fato podemos utilizar estes instrumentos na escola, em diversos momentos de aprendizagem, em qualquer disciplina,. Acredito que nas situações onde há troca de informações, opiniões e pesquisa... é onde de fato se concretiza a aprendizagem. Esta interação pode ser de aluno para aluno, profº para profº ou prof para aluno e vice-versa.
oi ....Acho tudo de bom mesmo, estarmos discutindo essa viabilidade destes novos recursos, na educacao, penso que a existencia desta troca de ideias ja e a prova de que e possivel e muito viavel.So temos a ganhar introduzindo em nosso dia a dia, esses recursos maravilhosos, serao altamente atrativos, ja que como se disse anteriormente, os adolecentes adoram, e se identificam muito.Seria uma forma bem ludica e agradavel de trocar informacoes e trocar ideias, sobre temas variados, e em diferentes disciplinas. Por exemplo: em ed. fisica podiamos montar um blog, com a modalidade que estamos praticando no momento, e ilustrarmos com as fotos das aulas desenvolvidas na escola.
Podem ser importantes, e bastante útil.Como por exemplo, na elaboração de uma pesquisa, na conclusão de um trabalho, pois tudo que pode ser usado como uma ferramenta de interação e de fácil compreensão para os alunos, vai ser bem vindo na prática pedagógica.
Moysés Marchi
A utilização de todos estes recursos possibilita uma melhor interação , favorecendo a aprendizagem, é um meio dos alunos sentirem a escola mais próxima ao seu mundo, pois um grande número de jovens já têm acesso a estas ferramentas, que lhes são muito mais familiares que a muitos de nós professores. Tive várias experiências com estas ferramentas enquanto coordenadora da Sala informatizada da Escola João Costa, onde trabalhei até ano passado, com alunos do Ensino Fundamental. E, blogs,chats, vídeos, webquests , e-mails, são ótimos recursos para dinamizar o processo educacional.
Olá!
Trabalho com a disciplina de Arte, e já utilizei algumas dessas ferramentas com meus alunos. No ano passado, fiz trabalho prático em sala de aula e depois, publiquei as fotos no blog, onde os alunos comentaram o que tinham achado da atividade. Em outro momento, coloque questões referentes ao filme Carlota Joaquina, após ter passado o filme, como forma de complentação de trabalho. Os alunos gostaram do trabalho, e perceberam que existem outras formas de usar as ferramentas da internet. Foi muito bom ter feito, pois como comentoua a Gládis, pude corrigir as atividades em casa, sem contar se os alunos possuem computadore eles podem fazer em outro local, não somente na escola. Valeu a pena realizar essas atividades.
Fabiana
Nossa, claro que pode, e deve tamb�m pois s�o ferramentas que podem auxiliar em muito o processo educativo, de forma a socializar cada vez mais os saberes.
Adorei a id�ia do Blog, vou usar com meus alunos, pois ele fornece suporte para atividades variadas, desde a colabora�o, pesquisa, perguntas, avalia�o, etc. excelente...
Gostaria de3 saber mais sobre os flogs, se algu�m tiver alguma coisa, por favor me mandem...
Abra�os
Val�ria
10.07.07
Comó o pessoal já comentou, pode ser usado e na realidade deve... Os alunos são muitos mais internautas que nós, devemos aproveitar isso neles... Na nossa escola desenvolvemos um projeto de aprendizagem com os alunos e esses criaram blogs para escreveram o que haviam pesquisado, fazer perguntas, deixar comentários, foi muito bom.
Alice s. Pereira disse:
Achei maravilhoso o trabalho realizado neste blog e as orientações das publicadoras. Na nossa escola já criamos um blog onde são divulgados trabalhos, realidades da escola etc. Os alunos têm acesso e podem fazer seus comentários. Vcs me deram uma idéia. Tenho um vídeo de um assunto, vou publicar no meu blog e esperar os comentários dos alunos.
Realmente, a comunicação pela internet, ouso dizer, é a mais utilizada nos dias de hoje. São e-mails, blogs, flogs, web quest, sites de pesquisa/jogos/atividades, msn, etc. Temos que interagir neste "mundo" para ficarmos atualizados do que acontece na rede. Todos os dias novas matérias são publicadas, novos sites são abertos e se não ficarmos "antenados" perderemos ótimas oportunidades de propiciar conhecimento aos nossos alunos. Sou prof. Coord. de Sala Informatizada e, apesar de estar navegando constantemente, ainda perco oportunidades por não saber de sua existência. A divulgação boca-a-boca ainda é uma ótima ferramenta de troca entre os professores.
Claro que sim. A maioria das escolas dispõe hoje de salas informatizadas onde os alunos podem ter acessos a blogs educativos, até mesmo do próprio professor da matéria. Muitos alunos dispõe de computador e internet em casa e mesmo os que não têm podem acessar em uma Lan-house. Esse recurso, conta com um poderoso aliado que é a própria tecnologia que atrai a criança, o adolescente jovem, pois o uso de um computador conectado a internet fascina essa geração, que já nasceu "teclando"...
Já utilizei muitas vezes a internet para pesquisa de conteúdo da matéria dada, com ótimos resultados.
Depois de receber todas essas informações sobre as possibilidades do uso da WEB no ensino, pretendo usá-la de forma mais direta, criando um blog pessoal, onde poderei postar conteúdos, dicas, ilustrações e tudo mais que puder ajudar meus alunos no aprendizado.
Eliane Fernandes Corsete
J� conhecia algumas possibilidades de uso dos comunicadores virtuais. Alguns por�m, s�o novidades para mim.
Os instrumentos comunicativos podem e devem ser utilizados na escola atrav�s de e-mails entre alunos da mesma escola ou de outras.Os blogs tamb�m poder�o ser utilizados como ferramenta de intera�o.
Maria Bernadete Souza Leite
A única ferramenta que utilizei de forma pedagógica até hoje foram sites na internet para pesquisa. Gostaria muito de preparar algum projeto para 8as séries usando Blogs para a aprendizagem em língua inglesa.
Profa. Adriana
Concordo plenamente, acho que veio para complementar o trabalho pedagogico possibilitando uma comunicação com diversas pessoas ao mesmo tempo. Até o momento utilizei alguns sites de pesquisas e jogos com meus alunos. Após ter conhecido o Blog pretendo utiliza-lo como ferramenta de trabalho.
Regina L. da Maia
Acho excelente essas ferramentas tecnológicas de Aprendizagem. É uma inovação, nossos alunos ficam motivados, desperta o interesse pelos estudos.
Esses mecanismos fazem parte do dia-a-dia de muitos alunos. Precisamos fazer essa ligação na escola: dos conteúdos, com as ferramentas tecnológicas.
Os BLOGs são interessantes pois permitem uma continuidade de estudos em casa, em qualquer lugar a qualquer momento e permite também uma grande interatividade entre os usuários.
Acho que os professores devem começar a aplicar essas ferramentas em suas aulas, como forma de enriquecimento no aprendizado, interação.
Eu quero começar a introduzir em minhas práticas pedagógicas os BLOGs.
Trabalho com Educa�o F�sica, e penso que com certeza, pode-se ser utilizado na escola. Planejo usar os recursos da internet de aprendizagem, encaminhando aos estudantes a debates para o esclarecimento e troca de ideias de temas comuns como por exemplo os transtornos alimentares entre outros; e ent�o concluir com meus alunos um projeto de conscientizacao e prevencao para ser inserido na escola, na comunidade e ao mundo todo atrav�s da internet, em um blog.
Acima o comentario foi de carolina emilia de mattos
Na minha prática, como atividade extra curricular, não tive oportunidade de utilizar os recursos de interação virtual.
É claro que podemos fazer uso desses instrumentos para que haja o processo de aprendizagem, desde que estejamos trabalhando com alunos de mesma série, onde o interesse e a capacidade acompanhe a faixa etária.
Esta afirmação está baseada em meu trabalho, onde num único grupo atendo crianças da classe de 06 anos até 8ª série. Portanto, acho impossível a aplicação desses recursos.
12/07/2006
PLANEJAMENTO
TÍTULO: A música unindo o útil ao agradável
IDENTIFICAÇÃO: Linéa Paiva de Oliveira, professora de Artes, atualmente atuando no Programa “Cantando na Escola” pela Rede Municipal de Ensino nas seguintes escolas: E. M. Profª Ada Sant’Anna da Silveira, E. M. Prof. Saul Sant’Anna de Oliveira Dias, E.M. Dr Sadalla Amin Ghanem e E.M. Dr. Abdon Baptista.
Endereço:Rua SãoLuciano nº 38 –Boehmerwald – Joinville – SC
E-mail: linea_oliveira@hotmail.com
PARCERIAS –Alunos participantes do Programa “Cantando na Escola”
JUSTIFICATIVA: Tendo em vista que a música é um dos estímulos mais potentes para ativar os circuitos do cérebro e que leva o ser humano ao despertamento do raciocínio, das emoções, dos valores sociais e morais, ampliando significativamente o seu conhecimento e unindo a tecnologia é que desenvolveremos este planejamento.
OBJETIVOS
Geral: Contribuir através da musicalização infanto-juvenil, a integração do cidadão na sociedade, sensibilizando e despertando a musicalidade, a expressão, o conhecimento, a desenvoltura, a educação e o gosto pela tecnologia.
Específicos:
- Organizar o grupo para o canto coral direcionado a novo estímulo onde a tecnologia se fará presente.
- Observar em reprodução cinematográfica atividades que envolve técnicas do Canto Coral
- Explicitar ao grupo sobre a realização de atividades utilizando o vídeo para a mostragem de trabalhos realizados no desenvolvimento do coral;
-Usar o vídeo como forma de registro das atividades desenvolvidas no desenrolar do planejamento.
:: Postado por Linéa Oliveira às 00h21
:: (0) Comente
:: Enviar esta mensagem
planejamento
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
- Formação do grande grupo para exposição do novo meio de aprendizagem.
- Visualização do filme “Mudança de Hábito”
- Apresentação de relatório sobre o conteúdo do filme para desenvolvimento de debate entre os participantes e professor, comparando situações vividas na trajetória do grupo coral com as situações apresentadas no filme.
- Pesquisar sobre processo de vídeo
- Montar pequenos grupos para realizar atividades envolvendo situações observadas no filme e apresentar através das linguagens cênica e musical.
- Realizar ensaios do coral desenvolvendo exercícios (aquecimento corporal e vocal, respiração, dicção, ressonância, afinação e ritmo).
Todo esse processo será filmado acompanhando a aprendizagem do grupo.
- Apresentação do produto final de filmagem ao grande grupo para observação do progresso da aprendizagem.
- Apresentação do Coral à comunidade escolar.
CRONOGRAMA
18 a 21 de setembro – Reunião do grupo para conhecimento do novo meio de aprendizagem.
25 a 28 de setembro – Visualização do filme “Mudança de Hábito”
02 a 05 de outubro – Apresentação de relatório sobre o conteúdo do filme e debate.
09 a 11 de outubro – Pesquisa sobre Processo de Vídeo
16 a 26 de outubro – Realização de atividades nas linguagens cênica e musical em pequenos grupos sobre situações
observadas no filme.
30 de outubro a 23 de novembro – Ensaio do coral
27 a 30 de novembro – Montagem do vídeo e apresentação do mesmo (trabalho desenvolvido durante todo o processo
de realização do planejamento.
01 de dezembro – Apresentação do Coral e vídeo à comunidade escolar.
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua, acompanhando todo o processo de aprendizagem
Será feita individualmente e coletivamente, observando o interesse, a participação e a realização do trabalho.
:: Postado por Linéa Oliveira às 00h20
:: (0) Comente
:: Enviar esta mensagem
ADICIONEI UM PLANEJAMENTO QUE FIZ NO CURSO DE EDUCAÇÃO COM MULTIMÍDIA - POTENCIALIZANDO O PROCESSO EDUCATIVO.
Nesse planejamento achei possível a utilização dos recursos citados, (apesar de não ter aplicado)num grupo heterogêneo, mas, os recursos de interação virtual (chats,e-mail, blogs etc), acho impossível.
A internet nada mais é que um recurso para os educadores, mas alguns ainda não se deram conta disso,tenho certeza que vamos acompanhar em breve um avanço neste sentido,quando se perceber que a sala multimidia é uma extenção da sua sala de aula.
Sem d�vida, estes instrumentos de comunica�o podem ser usados na escola. Acredito que em diversas situa�es, principalmente na pesquisa. Ainda n�o utilizei em fun�o de n�o estar na sala de aula, mas como atuo na �rea de orienta�o educacional, daria para trabalhar com os temas transversais.
Simone Piazza Pamplona
Não vou mentir dizendo que não me surpreendi ao ver o vídeo, pois tem coisas nais quais eu não tinha acesso..não conhecia, também pelo fato que na época que eu estudava nós tinhamos esta matéria como "PPT, preparação para o trabalho", e foram poucas aulas que frequentei era só na oitava série em diante e uma vez por semana, quando não era aula teórica ainda. Hoje esta bem mais disputada essa matéria, tem até nas escolas públicas, eu estava em uma particular, esempre assisti vídeo pela internet, ma nem passou pela minha cabeça que um professor ou aluno poderia montar uma página e dar sua aula ou então fazer um trabalho para que o professor analisasse, tudo isso através do ¨blog¨,e também não ser necessário estar numa aula presencial, e ocupar seu próprio espaço geográfico é bem mais vantajoso.
Esses instrumentos podem e estão sendo utilizados nas escolas. tanto a TV e o vídeo/ DVD, como o computador (internet),são de grande auxílio para o professor nas diversas disciplinas do currículo. eu trabalho com primeira série e tambem como coordenadora de sala informatizada e já utilizei um site de museu (Fritz Alt) para trabalhar com minha turma. eles puderam conhecer o museu sem sair da escola e para eles isso foi o máximo. além de utlizar videos para mostrar alguns assuntos como o Pan 2007, que foi muito trabalhado em minha escola.
Juliane Pereira
Sim eu acredito que pode ser utilizado dentro da sala de aula em todas as matérias. Eu já usei o correio eletrônico para mandar para os pais dos alunos fotos e videos das atividades feitas em sala de aula. Obs: trabalho na educação infantil com a turma de 04 anos. Também usei o computador para mostrar os blogs da semana das crianças com o que elas fizeram para assistir. Não sei se essa experiência conta.
A transmissão do conhecimento atinge um ritmo inimaginável e quem apreende o saber, detém o poder.
Nesta linha de raciocínio, estamos aqui, aprendendo e recordando técnicas como os recursos virtuais são aplicados na educação.
É interessante observar como se fecha o círculo; os jovens iniciaram na Internet os blogs; os profissionais da imprensa o adotaram, principalmente os correspondentes de guerra; hoje, o instrumento chega à sala de aula como ferramenta de ensino.
Neste curso espaço de tempo em que exerço a profissão de educadora, pouco mais de sete
anos, vi uma revolução nas técnicas da educação. Assim, me obrigo a me manter atualizada, não só na aplicação de novas maneiras de transmissão do conhecimento como também na comunicação com meus alunos. O uso da internet tem sido a maneira de estreitar esse contato.
Afirmativo. Não apenas podemos , como devemos utlizar esses meios pedagogiacamente, não apenas na sala de informática mas também levando para fora da escola todo o conteudo adquirido através das pesquisas e das aulas, ou projetos feitos durantes as aulas. Dessa forma, os pais, a familía, a comunidade, e o resto das pessoas podem estar interagindo e discutindo de forma prática e econômica os assuntos que lhe forem de interesse. Já tive fotolog e utilizava o meio como forma de interação e comunicação com as outras pessoas, atualmente ele esta desativado e agora utilizo sites de debates e fóruns na faculdade. Também costumo participar dos blogs dos autores dos livros atuais que lemos na faculdade e também participo de comunidades no orkut relacionados a pedagogia.
Utilizo bastante também os sites de pesquisa, mas como ainda nao sou professora de sala de aula, evidentemente ainda não posso compartilhar qualquer experiência em que eu mesma tenha proporcionado para as crianças.
Foi mesmo através desse curso que eu pude aprimorar o que eu imaginava em ser as aulas de informatica e as redes de aprendizagem.
Michele Teresinha Sgrott
A rede de aprendizagem nos oferece uma gama infinita de possibilidades sem dúvida com possibilidades de ser explorada como um recurso dinâmico no proceso ensino-aprendizagem.
Já eleborei blog sobre arte contemporânea, como projeto a ser desenvolvido, mas em função da reforma na escola, desejo colocá-lo em prática no decorrer desse ano.
Penso que o blog é um recurso onde o aluno reflete sobre o seu processo de crescimento, como um diário mesmo.
Luiz Fernando Thomazelli
Não só podem como devem ser utilizados, pois facilita, dinamiza e incentiva os alunos a buscarem novos meios de usufruir desses instrumentos .
São inúmeras as situações de aprendizagem que podemos usar esses recursos, pois o universo da mídia é vasto, é possível abrir blogs, fóruns e vídeos , com o conteúdo visto em sala ou que venham a serem vistos, e que os alunos , de maneira marcante e ativos participem de uma caminhada construindo o conhecimento, ao invés de apenas serem apenas instrumentos receptivos.
Andei ensaiando alguma coisa, como pesquisa e montagem de exercícios e um montagem de uma feira com o que foi partilhado no mundo virtual e
criar uma pequena filmagem sobre o que foi exposto. Mas quando da conclusão faltou os aparatos e a escola não tinha a câmera para ceder.
Mas esse ano quer ver se realizo, com as 6ª séries. Esse trabalho.
Não só podem como devem ser utilizados, pois facilita, dinamiza e incentiva os alunos a buscarem novos meios de usufruir desses instrumentos .
São inúmeras as situações de aprendizagem que podemos usar esses recursos, pois o universo da mídia é vasto, é possível abrir blogs, fóruns e vídeos , com o conteúdo visto em sala ou que venham a serem vistos, e que os alunos , de maneira marcante e ativos participem de uma caminhada construindo o conhecimento, ao invés de apenas serem apenas instrumentos receptivos.
Andei ensaiando alguma coisa, como pesquisa e montagem de exercícios e um montagem de uma feira com o que foi partilhado no mundo virtual e
criar uma pequena filmagem sobre o que foi exposto. Mas quando da conclusão faltou os aparatos e a escola não tinha a câmera para ceder.
Mas esse ano quer ver se realizo, com as 6ª séries. Esse trabalho.
A internet nos propicia um conhecimento prévio se quisermos antes de nos aprofundarmos no assunto em sala de aula. Penso que a nossa geraçao está dando o "ponta pé " inicial no que se diz respeito a educação virtual.
Eliane Maria Candido
Sei que usar esse tipo de ferramenta dinamiza a aula e favorece a aprendizagem com certeza, mas infelizmente ainda não consegui trabalhar com blog na escola que estou. Não que eu não tenha vontade... Quem sabe no próximo semestre!?
Elizangela P. Costa
Todos os instrumentos comunicativos podem e devem ser utilizados na escola, pois eles auxiliam e complementam a aprendizagem dos alunos. Na escola sempre que surge uma oportunidade, os alunos aproveitam e utilizam a sala informatizadas pra acessar esses recursos. Em todas as disciplinas, os professores buscam alternativas para explorarem vários complemntos que enriqueçam suas aulas e colaborem para uma melhor compreensão e entendimento do assunto.
Acredito que estes instrumentos podem ser utilizados na escola, ainda não utilizei, mas vou tentar utlizá-los para as minhas aulas ficarem mais atrativas e interessantes.
Adorei ver este vídeo, é mais uma possiblidade das redes de aprendizagem. Valeu a dica!
Irce Maria Zeni Sacardo.
Sem dúvida este é um recurso que permite ao professo propor aos seus alunos uma interação, uma troca, uma vivência com o mundo. Penso que este tipo de ação auxilia na reflexão que o aluno deve fazer antes de expor suas idéias. O fato de saber que seus textos serão publicados e outras pessoas irão ler, faz com que o aluno crie uma responsablidade, uma qualidade maior naquilo que faz.
Geisa do Nascimento
Esses instrumentos podem sim, ser utilizados na escola. Claro, quando estamos trabalhando com seres humanos e ainda por cima, adolescentes, devemos saber dosar o tipo de utilização e focar o aprendizado...não a simples brincadeira, diversão ou qualquer outra situação que nossos alunos também buscam na rede. É preciso polir e filtrar muito bem o foco das aulas. É uma das atividades que ainda encontro dificuldade nas situações de aprendizagem. Esse curso está abrindo mais os horizontes, me fazendo "ver" as coisas por outos ângulos e instigando a vontade de tentar, de fazer, de inovar, de construir isso com meus alunos.
Tenho bastante contato com eles pelas ferramentas da internet, mas, somente no sentido de aproximação, vínculo, discussão de assuntos não específicos das aulas e da escola. Isso auxilia muito a aproximação e facilita o contato professor x aluno, melhorando o relacionamento e as aulas. MAs, como citado anteriormente, ainda está focado no contexto fora da sala de aula.
Sem dúvidas, estes instumentos podem e devem ser utilizados quando Escola oferece meios para isso.Estes instrumentos podem ser usados de forma quelevem o aluno a criar, estabelecer relações, qustionar interagir... Estou utilizando Blogger numa atividade de pesquisa com a 8ªsérie, mas ainda não conclui então fica difícil comentar.Estou buscando me interrar dessas novas técnicas para depois planejar novas atividades.
Elair Tavares
O uso da internet na sala informatizada é muito importante para fazer pesqiusas com os alunos , porque no mesmo instante que estamos ensinando nosso aluno a pesquisar, estamos fazendo uso de recursos ricos em conteúdos onde podemos aprimorar nosso planejamento.
Sim podemos usar o blog no intercâmbio com alunos de outras salas ou escolas e etc...
Ainda não fiz uso do blog, mas vou planejar uma atividade e vou acessar na sala informatizada com os meus alunos.
Postar um comentário