21/04/2007

Comunidades Virtuais

13 comentários:

Ana Paula disse...

Legal essa apresentação "serviu" como um resumo do que estamos estudando...

LOURDES disse...

Comunidades virtuais
Parabéns pela elaboração desse trabalho Gladis. Esta bem claro o que é , para que serve, entre outras.

Gládis Leal dos Santos disse...

Oi Sandra,

Este trabalho não foi preparado por mim. Os nomes das professoras responsáveis estão no primeiro slide. Uma das características da Internet é justamente esta: podemos compartilhar nossos trabalhos atingindo um número ilimitado de pessoas formando, assim,redes de aprendizagem.

Abraços
Gládis

Anônimo disse...

As ferramentas são várias e as possibilidades de aprendizagem são inúmeras. Não é só ler ou escrever, mas ver, ouvir, sentir, criar espectativas, na espera do retorno. A interação de muitas pessoas de diferentes lugares e culturas que o ciberespaço promove, gera uma troca fantástica para os participantes, que dão, mas também recebem, formando uma comunidade de aprendizado.

Eliane Fernandes Corsete

Anônimo disse...

Tenho experiência com essa grande profissional, a Gládis, etá mulher persistente no que quer,é muito profisssional, o pior de tudo que entende até demais dessa área, é fera noassunto, gosta do que faz, todos percebemos pelo seu trabalho bem feito. Vive persistindo com os nossos colegas, em usar mais a sala de informatica. Já obtivemos momentos de reflexões ouvindo pessoas de outros países, podendo ai, perceber o quanto a informações via on line são importantes, o video veio de encontro com o curso, temos que nos aprimorar e correr atrás da "maquina " para termos mais " intimidades" com a mesma, não é um bicho de sete cabeça, cabe a nos deixarmos de ser acomodados e procurar se aperfeiçoar cada vez mais, vejo que este é o momento, pois tenho ouvido e visto muitas informações e indagações sobre a informática. Tenho certeza que estamos no caminho certo, pois além dos livros, das trocas de experiências com nossas colegas de trabalhos, cursos, ainda temos outra ferramenta bem mais atualizada para a nossa prática em sala de aula.
Um abraço
Maristela Aparecida Petters

Anônimo disse...

Muito dez este trabalho. Sabe que eu não tinha noção ou talvez nao assimilava o conhecimento mútuo gerado através das aVas para a educação, e como já existem estudos E PESQUISAS; e a preocupaçaõ de utilizar bem esses meios de comunicacao.

profa carolina emilia

Anônimo disse...

O vidio vei a calhar com o processo de aprendizagem que o curso nos oferece, temos que sair do nosso mundinho e aproveitar o que a tecnologia vei nos oferecer.

Anônimo disse...

Este slide mostra de forma clara o que vem a ser uma comunidade virtual de aprendizagem. Gostei pois, ainda n�o tinha claro alguns pontos.
Simone Piazza Pamplona

Anônimo disse...

ainda não tenho segurança de trabalhar com comunidades virtuais de aprendizagem com minha turma de primeira série, mas o trabalho mostrado é muito bom.
Juliane Pereira

Unknown disse...

Muito interessante a apresentação e quero parabenizar a professora Gládis pelo seu exelente desempenho! Gostei muito da sua participação no vídeo assim como das outras professoras.
Obrigada a todas professoras que através do curso esclareceram muitas das duvidas que nós tinhamos com relação as redes virtuais de aprendizagem.
Uma boa semana a todos!

E. M. Profª Rosa Mª Berezoski Demarchi - Colaboradores do blog disse...

Gostei da apresentação fez uma abordagem sobre o que discutimos no curso. Ja trabalhei com esta ferramenta (blog) com meus alunos e é bem gratificante.
Penso que hje os blogs despontam como um forte recurso dentro de sala de aula. São inúmeras as possibilidades de utilização que levam o professor a ter o seu blog e também a utilizá-lo como um recurso a mais. Além de ser um rico instrumento na publicação do material produzido pelos alunos o blog, possibilita a interação entre professor-aluno, aluno-aluno, aluno-professor e ainda, a interação com a comunidade em geral.

Abraços!

E. M. Profª Rosa Mª Berezoski Demarchi - Colaboradores do blog disse...

Gostei da apresentação fez uma abordagem sobre o que discutimos no curso. Ja trabalhei com esta ferramenta (blog) com meus alunos e é bem gratificante.
Penso que hoje os blogs despontam como um forte recurso dentro de sala de aula. São inúmeras as possibilidades de utilização que levam o professor a ter o seu blog e também a utilizá-lo como um recurso a mais. Além de ser um rico instrumento na publicação do material produzido pelos alunos o blog, possibilita a interação entre professor-aluno, aluno-aluno, aluno-professor e ainda, a interação com a comunidade em geral.

Ops tive ques postar novamente faltou minha identificação.
Abraços!
Profª Eliete

Anônimo disse...

Comunidades virtuais são ambientes planejados que permitem a troca de experiência entre pessoas igualmente envolvidas no processo produtivo.
São agregações sociais que emergem da rede quando existe um número suficiente de pessoas, em discussões longas, com grandes emoções humanas. Elas podem se relacionar independente de fronteiras geográficas e institucionais e são grupos estimulados a trabalhar em função de um indivíduo, funcionando como autêntica enciclopédia viva, sobre carga de informações.As pessoas envolvidas constroem relações que os permitem aprender uns com os outros ( mesmo sem intencionalidade). As pessoas participam de uma forma ativa compartilhando experiências, histórias, ferramentas...; Uma tribo, que aprende a sobreviver...uma faixa de artista, que buscam formas novcas de expressão....
Uns de seus objetivos é desenvolver habilidades competências, formação geral ou profissional em determinado grupo, as regras são a negociação, a aproximação, compromisso, engrenageme etc...